O homem pisou na lua?

SIM!!! 

 fim do post! (mentira, não é o fim não, tem mais.)


https://j.gifs.com/P7EYqA.gif





 Ok, falando sério agora. Eu sei que esse blog é sobre biologia, mas eu já estava querendo falar sobre esse assunto a algum tempo. Aparentemente algumas pessoas não acreditam que o homem foi a Lua, e na verdade, segundo o Datafolha 1 em cada 4 brasileiros de fato não acredita que Neil Armstrong e Buzz Aldrin fizeram a famosa caminhada em solo lunar. Além disso, 7% das pessoas entrevistadas acreditam que a terra é plana... Bom, mas isso é assunto pra outro post.




Mas por que exatamente as pessoas não acreditam na ida do homem à Lua?

Segundo uma entrevista concedida para BBC, o professor e psicólogo Chris French, da Universidade Goldsmiths, em Londres diz que as pessoas acreditam nessas teorias da conspiração por que nosso cérebro é muito bom em reconhecer padrões, e por isso as vezes, ele nota padrões onde na verdade não há, e com isso nós começamos a criar uma "historinha" pra justificar esses falsos padrões e falsas conexões que criamos a cerca de uma ideia.

Bom, mas a ideia desta publicação não é explicar a psicologia por trás das teorias da conspiração, isso fica pra outro dia. O objetivo desse texto é explicar alguma das falácias que são usadas como argumento para dizer que o pouso na Lua foi forjado. Então vamos lá.



Bandeira americana tremulando. 

 

Imagem: Nasa

De fato, quando você olha para essa imagem, a bandeira parece realmente estar tremulando ao vento... mas na Lua não tem atmosfera, e se não tem atmosfera não tem vento.

Esse argumento, assim como os outros, são construídos usando basicamente duas coisas: meias verdades e o total desconhecimento de como a física funciona fora da terra.

Nesse caso, de fato não existe vento na Lua, porém, a bandeira está com esse aspecto tremulante pois, primeiro: ela tem uma haste horizontal na parte superior, que serve justamente pra manter ela aberta, já que se não fosse por isso, ela ficaria caída como uma bandeira aqui na terra que não estivesse sob influência do vento. Segundo: o movimento feito na hora de manusear a bandeira, criou ondulações, que por estarem em um ambiente sem atmosfera, duraram por relativamente bastante tempo.


Céu sem estrelas.

 
Imagem: Nasa

Se no nosso céu noturno, cheio de poluição e luzes artificiais ainda conseguimos ver algumas estrelas, como no céu lunar sem atmosfera não é possível enxergar nenhuma estrelinha sequer?

De novo lidamos com meias verdades aqui, pois de fato em um céu sem atmosfera é possível ver muitas estrelas, como nesse trecho de uma filmagem da  ISS.


Trecho de um compilado de imagens da ISS



Porém, esse argumento ignora propositalmente o fato no qual o terreno lunar e as roupas brancas dos astronautas refletiam muita luz, ou seja, tudo na superfície lunar era muito claro, principalmente em comparação a luz relativamente fraca das estrelas. Por isso, para capturar a luz das estrelas, as câmeras teriam que ser configuradas para ter um tempo de exposição muito grande, isso faria com que a superfície lunar e os astronautas virassem um grande borrão branco. Como o objetivo era capturar os astronautas em solo lunar, as câmeras de Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram configuradas para ter um tempo de exposição curto, o que resultou em uma imagem perfeita dos astronautas e do solo lunar, sacrificando o céu estrelado. 


Simulação feita em placas de vídeo da Nvidia para mostrar como a imagem ficaria se as câmeras fossem configuradas para captar a luz das estrelas.
 
Como o ambiente era muito diferente do que qualquer ambiente aqui na terra, e as câmeras na época não eram nem de longe iguais as nossas hoje em dia, não era possível fazer algum tipo de ajustes para conseguir um meio termo entre um céu estrelado e a imagem dos astronautas no solo lunar.



As sombras não funcionam.

 
Imagem: Nasa


Outro argumento para dizer que essa história toda foi uma grande encenação dirigida por Stanley Kubrick em um estúdio de hollywood é que, se os astronautas estivessem mesmo na Lua, o sol seria a única fonte de luz (na verdade não) e os objetos e os astronautas que estivessem nas sombras não poderia ser vistos, afinal, não estariam sendo iluminados.

Mais uma vez, meias verdades. O sol não era a única fonte de luz no solo lunar, na verdade, como já abordado nesse texto, o próprio solo lunar e os astronautas se tornavam outras fontes de luz naquele ambiente. A superfície da Lua é altamente refletora de luz, por isso inclusive que temos o "brilho da Lua" aqui na terra, que nada mais é do que a luz do sol refletida na Lua. Essa luz solar que chega até a superfície lunar é refletida em todas as direções, e uma pequena fração dela acaba incidindo sobre os astronautas, iluminando-os mesmo eles estando sobre a sombra.



Essas foram alguns dos mais famosos argumentos contra a ida do homem à Lua. Como vocês viram, todos eles são muito fáceis de desmentir, assim como todos eles são. No final do post vou deixar alguns links com mais argumentos conspiracionistas sendo explicados. 

O mais interessante desses argumentos é que eles já partem do pressuposto de que tudo foi encenado e só falta achar as falhas para comprovar isso, mas ignoram todas as evidências indiscutíveis sobre as idas (foram 6 no total) do homem à Lua. Entre essas evidências podemos citar o fato da própria união soviética nunca ter questionado a ida dos americanos à Lua; os mais de 300kg de rochas lunares que foram trazidos ao longo dos anos e que vários laboratórios do mundo todo já analisaram; os refletores que foram deixados na Lua que permite que basicamente qualquer observatório com um laser potente o suficiente possa medira a distância da terra até a Lua. 

Além de todas essas provas praticamente irrefutáveis, tem uma ainda que essa sim é irrefutável. E essa prova irrefutável é... A poeira.

Sim, a poeira lunar. A forma como a poeira levantada pelo Rover lunar na missão Apollo 16 se comporta na gravidade lunar que é quase 6 vezes menor do que a da Terra é impossível de ser replicada aqui na Terra.






Bom, espero que você,  caro leitor, tenha achado o texto pelo menos interessante, e se estava inclinado acreditar nessas teorias conspiracionistas, espero que esse texto tenha contribuído para que você se afaste dessas ideias. 


Comentários