Coronavírus: Pneumonia, antibióticos e algumas fake news (vídeo).



Hoje falaremos um pouco sobre o vírus que assola a humanidade, mais especificamente sobre o que ele causa no nosso organismo e o por que de não se tomar antibióticos para "matar" o coronavirus. E vamos falar disso tudo em VÍDEO. É, estamos evoluindo. E após fizemos também uma discussão sobre algumas fake news que estão rolando pela redes sociais, principalmente whatsapp (como sempre, né).
Então segue o vídeo:






CUIDADO, FAKE NEWS!

Campanha do Ministério da Saúde para combater as Fake News.

As notícias falsas envolvendo o novo coronavírus, principalmente no que diz respeito a seu tratamento, são uma das principais causas de desinformação acerca da doença, além  de colocar a saúde da população em risco.

Principalmente através das mídias sociais, muitos “remédios” caseiros milagrosos e/ou hábitos são disseminados como medicação eficaz para o combate da doença. Isso pode  fazer com que, principalmente as pessoas que tomarem tais informações como verdadeiras, não se previnam de forma adequada para se proteger contra a contaminação pelo vírus. 

Além disso, algumas “sugestões” sem, ou com pouco embasamento científico, por parte de grandes personalidades também pode causar influência na população. Exemplo disso foi o aumento de casos de envenenamento relacionado à ingestão de desinfetante na cidade de NY, nos Estados Unidos. Nova York registrou mais que o dobro de ocorrências deste tipo após o pronunciamento do presidente do país, que sugeriu uma injeção de desinfetante, além da exposição a raios ultravioleta.

Alguns casos de intoxicação causados pelo uso de Hidroxicloroquina/ Cloroquina/Azitromicina, também foram relatados. Tais medicamentos participam de pesquisas para tratamento de covid-19, principalmente em pacientes em estado grave. Seu uso deve ser realizado sob prescrição médica. A automedicação e/ou o consumo em doses elevadas levou à morte de três pessoas na França, uma no Brasil, e fez com que dois cidadãos da Nigéria fossem intoxicados. A ampla divulgação dessas medicações por parte de pessoas influentes com sugestão de que seria a cura para a doença, fizeram com que a população buscasse tal medicamento em razão do medo do desconhecido, como é o caso do novo coronavírus.

Mesmo que seja difícil, duvidar de toda informação que recebemos é o melhor método  para evitar que sejamos atingidos por Fake News. Principalmente tratando-se de assuntos tão importantes como os relacionados ao covid-19. Abaixo temos uma lista de algumas Fake News relacionadas ao tratamento e prevenção da doença:

·         Beber chá de alho



O Alho realmente tem alguma ação antimicrobiana e estimulante do sistema imunológico, mas nada que vá fazer uma real diferença contra o coronavírus. Se você quiser tomar chá de alho, vá em frente, mas não deixe de tomar todas as outras medidas de proteção.


·         Ingerir bebidas quentes



Beber bebidas quentes não faz a menor diferença contra o coronavírus: primeiro por que o vírus fica no pulmão, então ingerir bebidas quentes não vai adiantar por que a bebida vai 
parar no seu estomago, não no pulmão. Segundo por que o vírus só sofre com temperaturas acima de 45°C, e se você beber qualquer coisa a 45°C você teria problemas maiores do que o coronavírus.


·         Beber água a cada 15 minutos



Se hidratar é muito importante, mas não tem efeito nenhum contra o coronavírus diretamente.

·         Comer alimentos com o pH superior ao da Covid-19



O pH ideal para o vírus se reproduzir é o de 5,5, porém, comer alimentos com o pH maior ou menor do que isso não vai alterar o pH do seu corpo. O pH de cada parte do seu corpo é constante, e não pode ser alterado pela ingestão de alimentos. E novamente, se você conseguisse alterar o pH do seu pulmão, que é onde o coronavírus fica, você teria 
problemas maiores do que o coronavírus.

·         Consumo de drogas


Gente... não né.

·         Fazer inalações ou lavagens de nariz



O vírus se adere a mucosa das suas vias respiratórias, mas uma simples lavagem não vai ser suficiente para retirar todas as partículas virais, até por que a maior concentração de vírus se dá no pulmão. E mais uma vez, se você fizer uma lavagem do pulmão, você vai ter problemas maiores do que o coronavírus.

·         Vitamina D ou banho de sol


Banho de sol e vitamina D são ótimos para várias coisas, mas não tem nenhum efeito direito contra o coronavírus.

·         Vacina para gripe



A vacina da gripe é extremamente importante neste momento, principalmente para inibir a incidência de casos de gripes comuns que possam ser confundidas com o novo coronavírus. Entretanto, não há imunização para Covid-19.



Tem alguma dúvida? Consulte sites confiáveis:








Comentários

  1. Que pedreira essa pandemia heim galera !!!!
    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário